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Chave de seta Volkswagen Santana Quantum - Painel de veículos

VOLKSWAGEN


Como contribuiu para a expansão do setor automotivo brasileiro

O consumidor está cada vez mais exigente em relação aos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Quando o assunto é adquirir um carro novo, isso não é diferente. A Volkswagen do Brasil sabe disso e e investe em um relacionamento mais próximo e humanizado com seus clientes.

Os desafios impostos pelo trânsito, pelas condições climáticas e pelas ruas fizeram que com a esta montadora de carros investisse no desenvolvimento de veículos modernos que oferecessem conforto, usabilidade e tecnologia de ponta, a serviço das necessidades dos seus clientes.

A partir do olhar focado no presente, mas sempre vislumbrando o futuro, a Volkswagen do Brasil se destaca como uma fabricante de carros visionária, sustentável e moderna.


SANTANA QUANTUM


Um station wagon que chamou a atenção do mercado automotivo

Originário do clássico Santana da Volkswagen, o Santana Quantum trouxe boas surpresas quando foi lançado no mercado brasileiro em 1985. O conjunto de equipamentos competente para sua época oferecia um equilíbrio entre visual moderno e desempenho satisfatório.

Na época de seu lançamento, o carro Quantum contava com duas versões: CS e CG. Ambas eram apresentadas com motor 1.8 e 2.0 AP (alta performance). O principal diferencial estava do lado de dentro da perua, que tinha bagageiro de barras removíveis, porta-malas espaçoso com cobertura sanfonada e quatro portas para facilitar a entrada e a saída dos ocupantes.

Ao longo daquela mesma década, o VW Santana Quantum recebeu novas alterações. O motor ganhou ainda mais potência e equipamentos de série, como aconteceu com as novas nomenclaturas apresentadas em 1987: C, CL, GL e GLS.

A Versão GLS do Volkswagen Quantum, por exemplo, esbanjava luxo e requinte, a começar pela adição de faróis auxiliares, pisca-alerta instalado no para-choque e da moderna chave com luz embutida que facilitava a abertura e fechamento das portas em locais escuros.

Nas duas décadas seguintes, os investimentos em mecânica e design continuaram presentes no carro Quantum como forma de diferenciá-lo dos demais veículos, especialmente o Chevrolet Caravan, seu principal concorrente.

Assim, surgiu, por exemplo, a versão especial EX do Quantum. O novo modelo vinha recheado de recursos e ainda se destacava por conta das lanternas na cor fumê em conjunto com aerofólio e brake-light e rodas BBS douradas, importadas da Alemanha.

O interior do veículo era visualmente impecável, graças aos belos bancos Recaro com desenho anatômico e forração em couro. O painel acompanhado por iluminação vermelha e volante em couro finalizavam a esportividade.

Em relação à mecânica, o motor 2.0 com injeção eletrônica Bosch LE-Jetronic multiponto rendia 125 cv. Isso significava mais potência para o Quantum EX encarar os trajetos diários e ter uma dirigibilidade tranquila e segurança.

Após a abertura do mercado brasileiro para as importações, a Volkswagen decidiu inovar na produção do Quantum para manter a competitividade conquistada desde o lançamento da station wagon. Assim, rapidamente foi apresentado um novo Santana Quantum em três versões (CL, GL e GLS).

No entanto, mesmo com a remodelação visual e mecânica realizada pela montadora em 1998, o carro Quantum teria fôlego apenas até a metade dos anos 2000, quando, diante de concorrentes de peso como Chevrolet Vectra, Honda Civic e Toyota Corolla, acabou perdendo mercado e tendo sua produção oficialmente encerrada.


CHAVE DE SETA


Entenda a importância desse item para uma condução segura

Em meio ao trânsito caótico das grandes metrópoles, as placas de sinalização, os faróis e as leis surgem para trazer mais organização e segurança para motoristas e pedestres.

Nesse aspecto, a iluminação automotiva é um ponto fundamental, pois ela serve para facilitar a visibilidade do percurso percorrido pelo motorista, além de alertar para as ações tomadas durante a condução do veículo.

Assim como as luzes de freio desempenham um papel importante ao alertar para uma parada, a luz de seta demonstra uma ação que será realizada com o automóvel em movimento.

Sua funcionalidade é bastante simples: quando a alavanca da chave de seta, localizada ao lado esquerdo do volante, é acionada para cima, a seta da lanterna traseira é acionada, revelando a intenção do motorista de fazer uma conversão à direita. Se for movida para baixo, significa que uma manobra será realizada para o lado esquerdo.

Caso o condutor seja pego pela fiscalização não usando a seta do carro, ele será autuado com uma multa e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além de evitar dor de cabeça com gastos desnecessários, a manutenção preventiva da parte elétrica do carro pode ajudar a manter o comando de seta em pleno funcionamento, além de garantir a segurança do motorista e daqueles que estão a sua volta. Portanto, tenha a chave de seta em mente como um item que deve ser verificado ao levar seu veículo para uma manutenção. Assim, todos todas as funções responsáveis pela sinalização são mantidas em bom estado de funcionamento.


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