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Amortecedor traseiro Fiat Tempra - Amortecedores para veículos

FIAT


Sinônimo de qualidade e gestão automotiva tecnológica e sustentável

Quando uma montadora de carros como a Fiat desembarca em terras estrangeiras, logo assume o compromisso de oferecer os melhores carros automotivos de acordo com o perfil e a cultura dos motoristas e amantes daquele local.

Desde o início das suas primeiras operações no Brasil, a montadora Fiat se destaca frente aos seus principais concorrentes, principalmente em relação ao mercado de carros populares.

Ao oferecer modelos focados no conforto, tecnologia de ponta e alta durabilidade, a Fiat rapidamente se tornou uma das melhores fábricas de carros na indústria automotiva brasileira.

Atuante nos quatros cantos do Brasil, expande o acesso ao seu catálogo de veículos para milhares de brasileiros apaixonados por automóveis.

Além de focar seus esforços nas áreas relativas à manutenção e assessoria, a Fiat não deixa de lado conceitos imprescindíveis como responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

Completamente engajada nesses dois campos, a Fiat Brasil se distingue das demais montadoras de veículos ao aliar tecnologia, sustentabilidade e competência profissional em um só lugar.


TEMPRA


Um projeto ousado da Fiat para competir no mercado automotivo nacional

Projetado para competir com veículos como Monza (GM), Santana (Volkswagen) e Versailles (Ford), o Fiat Tempra chegou ao Brasil, em 1992, prometendo oferecer um equilíbrio entre desempenho e design.

Por fora, o veículo possuía um para-brisa levemente inclinado, colunas traseiras, vidros rentes à carroceria e um espaçoso porta-malas.

Já a parte mecânica contava com motor 2.0 de 99 cv, duplo comando de válvulas e carburação dupla, que mesmo assim entregava um desempenho abaixo da média para o sedã.

Mas foi em 1993 que a montadora mostrou o verdadeiro potencial do carro Tempra Fiat ao lançar a versão com motor 2.0 de 16v, acompanhado por injeção eletrônica multiponto. O veículo rendia 127cv e chegava a velocidade máxima de 191,5 km/h. A suspensão também ganhou melhorias, assim como o freio a disco, presente nas quatro rodas. ABS era opcional. Nesta versão atualizada do Tempra, o interior do veículo também estava mais equipado, a começar pelos bancos com acabamento em couro, CD player e check-control (painel que alerta, através de figuras luminosas, se há problemas no sistema elétrico do veículo ou se o cinto de segurança está mal fixado, por exemplo). Todos os itens eram opcionais.

Mesmo com as novas melhorias que posicionaria o Tempra como um dos carros mais modernos do país, a montadora Fiat foi além e, em 1994, lançou o Tempra Turbo, ainda mais equipado e potente. Além de faróis extras de longo alcance, painel remodelado, com aviso de lâmpadas queimadas e portas abertas, o automóvel também tinha motor de 8v com injeção eletrônica, turbina Garrett T3 e atingia 165cv. A suspensão, agora mais reforçada e os freios redimensionados ofereciam um desempenho sem igual e uma experiência de direção única para o motorista.

Em 1996, o Fiat Tempra receberia um novo upgrade nas peças da sua carroceria (grade, para-choques, maçanetas e colunas). Agora todas estavam pintadas na cor preta.

Contudo, apesar da nova atualização, o Tempra logo seria descontinuado, dando lugar ao Marea, que ocuparia o posto de sedã médio da montadora. Assim, em 1999, a produção do Tempra foi oficialmente encerrada. O que restou foi o carisma que o veículo construiu em quase dez anos de existência, tornando-se, ainda hoje, um dos melhores automóveis fabricados pela Fiat.


AMORTECEDOR TRASEIRO


Como pode trazer mais estabilidade, conforto e segurança para o motorista

Os automóveis são projetados com diversas peças e componentes que trabalham em conjunto para proporcionar o máximo de conforto e segurança para o motorista. Uma delas é o amortecedor traseiro.

Presente no sistema de suspensão automotiva, o amortecedor de carro, junto a outros componentes secundários como molas, bandejas e a barra estabilizadora absorvem os impactos sofridos pelas rodas, garantem estabilidade em curvas e, sobretudo, mantêm o conforto do motorista e dos demais passageiros.

Dependendo das condições de rodagem como asfalto irregular, excesso de peso no porta-malas e falta de manutenção preventiva do sistema de suspensão, o amortecedor traseiro, assim como o dianteiro, logo vão apresentar os primeiros sinais de desgaste, sendo alguns mais visíveis (ruídos e trepidações constantes) e outros menos perceptíveis (frenagens mais longas).

É por isso que o motorista precisa ficar atento à quilometragem rodada. Para veículos que trafegam por trajetos com muitas imperfeições, é recomendado que a troca dos amortecedores traseiros seja feita após 40.000 quilômetros rodados.

Já condutores que optam por caminhos mais regulares, com asfalto conservado, só vão precisar substituir esse tipo de amortecedor de carro mais tarde, quando o veículo já tiver rodado mais de 100.000 km.

Como você percebeu, a conservação do amortecedor traseiro é fundamental para manter a sua direção sempre tranquila e segura, seja para uma longa viagem de férias ou para a ida e volta do trabalho todos os dias.


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