NISSAN
Um montadora japonesa que conquistou o mercado brasileiro e mundial com veículos inovadores
O mercado automotivo sempre esteve em constante evolução. Isso fica claro a cada nova tecnologia incorporada a veículos de pequeno, médio e grande porte. Para não ficarem obsoletas, muitas montadoras procuram acompanhar tendências e apostar na inovação como forma de se destacarem umas das outras. Este é o caso da Nissan.
Surgida ainda durante o início da década de 1920, na cidade de Tóquio, no Japão, a montadora idealizada por Masujiro Hashimoto tinha como foco inicial produzir caminhões, já que o mercado de veículos leves era praticamente inexistente. Foi preciso uma série de fusões com outras empresas e o constante interesse e procura por automóveis de passeio para motivar a futura nissan a produzir os seus primeiros protótipos.
Então foi em 1931 que o primeiro carro da Nissan surgiu, sendo batizado de ?Datson?. A escolha do nome tem a ver com a sigla DAT, acrónimo criado em homenagem à família de investidores da empresa: Henjiro Den, Rokuro Aoyama e Meitaro Takeuchi.
Entre a década de 1940 e 1950, a Nissan dava um importante passo no sentido de apresentar modelos para o público geral, deixando em segundo plano a sua produção de veículos e soluções militares como vinha acontecendo até então. Isso permitiu que a montadora atravessasse o período da Segunda Guerra Mundial mais preparada para os desafiados que seriam enfrentados nas décadas seguintes.
A expansão da empresa atingiu proporções ainda maiores em 1960 e 1970, quando ela instalou fábricas na Europa e na América Latina, produzindo, exportando e importando seus veículos para motoristas de todos os cantos do planeta.
No caso do Brasil, a montadora Nissan encontrou o lugar ideal para se instalar no Mercosul, principalmente após a abertura do mercado para importação. E também se beneficiou com a parceria Nissan-Renault que permitiu reforçar a presença da marca no território brasileiro.
Nos anos 2000, a Nissan já colhia os frutos de uma parceria bem sucedida: vendas expressivas e dezenas de veículos rodando pelas ruas mundo afora. Os números positivos se mantiveram altos nas décadas seguintes, seja por causa dos investimentos em tecnologias e novas fábricas ou pela presença e sucesso dos seus principais carros-chefe: Frontier, Sentra, X-terra, GT-R, só para citar alguns modelos.
Para o futuro, essa montadora de carros espera manter vivo o seu legado de conquistas e inovações sempre constante e para isso pretende manter o engajamento dos seus colaboradores, assim como seus investimentos em soluções automotivas e ambientais.
FRISO LATERAL
Confira por que o friso lateral deve fazer parte da lataria do seu automóvel
Com a constante popularização dos acessórios automotivos, a estética dos automóveis tornou-se uma das maiores preocupações dos motoristas, que dão atenção especial à conservação da lataria. Assim, o friso lateral passou a ser um item muito importante.
Como os espaços nas grandes cidades estão cada vez mais reduzidos, a probabilidade de haver choques contra objetos e outros veículos é bastante alta. Dessa forma, o friso lateral de porta possui uma função fundamental no sentido de preservar a carroceria.
Ao garantir a integridade da lataria, o friso lateral também evita que outros motoristas, mais desavisados, causem danos ao seu carro, principalmente quando forem estacionar ao seu lado.
Popularmente conhecido como ?Borrachão de carro?, o friso lateral também é usado para incrementar a estética do automóvel.
Ao proporcionar um visual mais esportivo, o friso lateral cromado, por exemplo, abre um leque de possibilidades de personalização do veículo.
Estes tipos de frisos para automóveis podem ser encontrados em cores semelhantes aos da lataria, possibilitando uma melhor harmonia, equilíbrio visual e proteção.