CITROËN
Inovação, tecnologia e tradição: as características que definem a montadora
Completar 100 anos de história não é uma tarefa para qualquer empresa, principalmente quando estamos falando de uma montadora de carros. A evolução tecnológica, somada ao surgimento de fortes concorrentes, por si só, já exige muito jogo de cintura para manter a competitividade e garantir o seu lugar ao sol. Foi exatamente isso que a Citroën fábrica fez ao longo deste último século de existência.
Se por um lado a montadora de carros impulsionou o mercado automotivo com novas inovações, como adotar soluções que facilitassem a mobilidade urbana e tornassem a companhia uma referência a nível mundial, por outro, ela trouxe consigo um conceito de conforto, segurança e desempenho para todos os seus veículos.
Isso pode ser visto tanto nos primeiros protótipos da montadora (Type A) e B10 (veículo com carroceria construída toda em aço) quanto em modelos mais modernos, equipados com injeção eletrônica (Citroën DS21) e caixa de câmbio de 5 marchas (Citroën SM).
No entanto, o desejo em inovar não parou por aí e ficou mais evidente, com a transição da década de 1990 para os anos 2000 que a Citroën ainda tinha muito a oferecer para seus futuros motoristas, especialmente aqueles que queriam ter o prazer de dirigir veículos mais econômicos, confortáveis e sustentáveis.
Um exemplo disso é a sequência de automóveis que a montadora produziu a partir de 2010, a maioria deles focada no uso de energia elétrica, reduzindo para zero a emissão de CO2 na atmosfera.
O salão do automóvel de Frankfurt foi um dos locais que sediaram a apresentação do modelo-conceito batizado de Tubik. O objetivo da Citroën era focar no conforto dos passageiros e motorista durante longos trajetos, aumentando a sensação de bem-estar de todos os seus ocupantes.
Mais tarde, foram os conversíveis e SUVs que ganharam destaque, assim como os sedãs. Aqui, podemos citar três modelos: Citroën Air Scape, Citroën Air cross e Citroën DS5. Todos tinham em comum a inovação tecnologia como seu principal diferencial.
Em um futuro não muito distante, a montadora Citroën pretende continuar seguindo o mesmo caminho inovador que a consagrou neste mais de um século de existência com veículos ainda mais econômicos, confortáveis, potentes e confortáveis.
MÁQUINA DE VIDRO
Uma peça essencial para a movimentação dos vidros
O avanço da tecnologia no setor automotivo promoveu o desenvolvimento de diversas peças e acessórios para trazer mais conforto ao ato de dirigir, como direção hidráulica, freios ABS, airbags, ar-condicionado, regulagens de bancos, entre outros. Contudo, outro item, mais tradicional, ainda possui um papel importante no cotidiano de todo motorista: a máquina de vidro.
Inicialmente desenvolvida com base em um mecanismo manual e, posteriormente, em um um sistema elétrico, a máquina de vidro trouxe mais comodidade para abrir e fechar os vidros dianteiros e traseiros do veículo.
Infelizmente. é comum que surjam problemas. Se isso ocorrer, o motorista deve procurar por um profissional especializado para fazer uma revisão da máquina de vidro e do todo o sistema.
Um dos principais sinais que alerta para a necessidade de revisar o sistema de levantamentos dos vidros, e até realizar a troca da máquina de vidro, é o constante emperramento da janela durante o manuseio.
É comum que a máquina de vidro apresente os primeiros sinais de desgaste após cerca de 7 anos em condições normais de uso. Em casos mais extremos, principalmente para quem anda com crianças no carro, a vida útil da peça tende a ser menor, por causa do constante abrir e fechar dos vidros. Em todo caso, sempre consulte um profissional especializado se identificar alguma dificuldade na movimentação dos vidros.